Sunday, 11 March 2012

2011 Amaral Music Awards

Pheeeew! 2011, um ano e tanto. Para o mundo e especialmente para mim. Como sempre aquele lamento que não consegui ouvir muita música nova e bla bla bla. 2012 vai ser diferente, apesar de já ser 11 de Março eu não ouvir um disco deste ano sequer.


Melhor Álbum de 2011: Eddie Vedder - Ukulele Songs



Puts o cara é foda, vamos admitir. Can't Keep com bpm mais rápido que a versão original? Genial, pois quem disse que o ukelele é para ser tocado somente devagar? No mais, ótimas melodias com arranjos bem bonitinhos para este intrumento que está mais do que na moda. Menos é mais!



Melhor Álbum Santa Catarina: Cassim & Barbária - Cassim & Barbária II



Com excelente ingles, bem pronunciado, esta banda daqui da ilha lançou este disco finíssimo, que ao ouvir percebe-se que Cassim e sua trupe possuem extenso conhecimento musical, abordando todas as décadas de rock e suas vertentes, captando o que há de melhor em cada uma delas. A guitarra que entra em 0:40 na faixa "Dark Side Yoga" é uma das mais malvadas que já ouvi. Destaque também para a belíssima acústica "Last Sunny Day on Earth". Ainda não tive a chance de ve-los ao vivo, esse ano vai ter que rolar.



Decepção 2011: Mundo Livre S/A: Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa



Taí um disco que foi muito esperado mas não convenceu. Na minha opinião, eles sempre tiveram uma musica o outra fora do contexto dos seus álbuns, mesmo nos bons tempos dos anos 90. Mas nesse aqui foram infelizes do inicio ao fim. Um álbum Psico-night-futurista-samba-disco-club bem fraquinho.



Outros álbums legais de 2011:


Radiohead: The King of Limbs



Radiohead em modo ultra-minimalista. Aqui também menos é mais. "Codex" é o melhor Thom Yorke no piano desde "Pyramid Songs". Disco curto que nos deixa com gosto de quero mais.



R.E.M: Collapse Into Now


Esses caras nos deram uma ótima e uma trágica notícia no ano passado: o lançamento deste ótimo álbum e o anúncio do fim das atividades da banda. Pelo menos fecharam por cima, numa boa e com um discasso de rock. "All the Best" e "Alligator, Aviator, Autopilot, Antimatter" são as minhas preferidas.


That's all folks, see ya next year!